segunda-feira, 28 de março de 2016

DIA 31 DE MARÇO - 1a RODA DE CONVERSA COM ALBA SIMON DA UFF NO MESTRADO DO NIDES/UFRJ

Alba Simon

Será amanhã a primeira roda de conversa da disciplina de mestrado GESTÁO PARTICIPATIVA SOCIOAMBIENTAL: ESTUDO DE CASO NA RESEX MARINHA DE ITAIPU. Será entre 09h13h na sala ABC 112,  no Centro de Tecnologia da UFRJ. Esta disciplina integra o conjunto de disciplinas do Mestrado Profissional em Tecnologia e Desenvolvimento Social do NÚCLEO INTERDISCIPLINAR PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL - NIDES-UFRJ A convidada é  ALBA SIMON ecologista de longa data, e que durante 2013, na  Superintendência de Biodiversidade e Florestas, coordenou o processo de criação da Reserva Reserva Extrativista Marinha de Itaipu. Será uma honra para nós.
_________________________________
Veja um pequeno currículo de Alba Simon  
É Pós Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Sociologia e Direito – UFF, foi Superintendente de Biodiversidade e Florestas da Secretaria de Estado do Ambiente– RJ e  Diretora de Unidades de Conservação do Instituto Estadual de Florestas – RJ no período de 2007 a 20014. Possui doutorado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense - UFF, mestrado em Ciência Ambiental pela UFF, curso de especialização em Planejamento Ambiental pela UFF, tem formação em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (1986). É autora do Livro “O Destino das Espécies : Como e Porque Estamos perdendo a Biodiversidade” (2011 Editora Garamond).

Na Superintendência de Biodiversidade e Florestas coordenou o processo de criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Aventureiro (Ilha Grande) e  o processo de criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu além do Projeto Plano Municipais da Mata Atlântica dos municípios do  noroeste e da Bacia Lagos São João num total de 28 municípios. Participou da elaboração do marco regulatório para o Reconhecimento dos Mosaicos de Unidades de Conservação do Corredor da Serra do Mar, coordenado pelo Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; participou da elaboração das Estratégias e Ações para a Conservação da Biodiversidade da Mata Atlântica no Estado do Rio de janeiro, coordenado pelo Instituto Biomas-RJ, participou da consulta nacional para a criação das Áreas Prioritárias para a Conservação, Uso Sustentável e Repartição dos Benefícios da Biodiversidade Brasileira coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Participou como representante da Secretaria Estadual do Ambiente-RJ da Reunião Preparatória dos Diálogos Setoriais sobre a Biodiversidade para revisão das Metas Brasileiras no Plano Estratégico da Convenção sobre Diversidade Biológica-CDB para 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário